Câmaras de bronzeamento artificial

Acho super importante passar essa noticia pois trata de algo super perigoso para a saude:

Anvisa proíbe

câmaras de

bronzeamento

artificial no país

MARY PERSIA
da Folha Online

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu no Brasil o uso de equipamentos para bronzeamento artificial de finalidade estética que utilizam tecnologia de emissão de radiação ultravioleta. A partir de hoje, nenhuma clínica do país pode realizar o procedimento.

A decisão se baseou em dados colhidos na audiência pública aberta pela agência semanas depois da divulgação de um estudo pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Em julho deste ano, a Iarc (Agência Internacional para Pesquisa do Câncer), vinculada à OMS, alertou para o aumento do risco de câncer devido à utilização do equipamento, que passou de “causa provável” para “causa concreta” de tumores de pele. Especialistas internacionais concluíram que o risco é elevado em cerca de 75% quando se utiliza a câmara de bronzeamento antes dos 30 anos.

“Estamos brigando por isso há muito tempo. O aumento do risco da doença está mais do que comprovado”, diz Selma Cernea, coordenadora da campanha contra o câncer de pele da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). “Há fatores genéticos para o câncer sobre os quais não podemos interferir, mas os ambientais temos de evitar.”

O governo considerou esse estudo e também uma resolução de abril deste ano, que determina que “os possíveis riscos associados à tecnologia devem ser aceitáveis em relação ao benefício proporcionado pelo uso do produto”. Também reconhece a dificuldade para determinar níveis de exposição seguros.

Ficam de fora da proibição equipamentos com emissão de radiação ultravioleta destinados a tratamento médico (para psoríase, por exemplo) ou odontológico, desde que registrados na Anvisa. “Não há porque deixar uma pessoa que não precisa do procedimento se expor dessa forma”, ressalta Selma.

A resolução foi publicada hoje no “Diário Oficial da União” e revoga norma anterior de 2002 que tornou obrigatória a avaliação médica e proibiu a utilização das câmaras por pessoas com sardas, manchas ou pintas, que tivessem histórico familiar de câncer de pele ou com doenças autoimunes, entre outras limitações.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u650759.shtml

 

Quem fez

bronzeamento em

câmara deve

redobrar cuidados

 

Quem se expôs em câmaras de bronzeamento artificial, agora proibidas no país, não precisa entrar em pânico, mas deve redobrar a atenção.”É preciso ficar atento a modificações na pele, observar se as pintas crescem, mudam de cor ou sangram”, afirma Selma Cernea, coordenadora da campanha contra o câncer de pele da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). O equipamento pode elevar o risco de desenvolver a doença.

Maria Bandeira, dermatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, ressalta a necessidade de uma proteção eficaz contra os raios UV. “É preciso usar filtro solar diariamente”, destaca a médica.

Bandeira lembra que, apesar dos alertas anteriores e dos danos visíveis, muitas pessoas insistiam na realização do procedimento. “Vi pessoas com manchas na pele e envelhecimento precoce que continuavam a fazer o bronzeamento nas câmaras.”

Ela ressalta que o principal dano estético (envelhecimento precoce da pele) é irreversível, mas pode ser atenuado. “A pessoa pode fazer tratamentos que estimulem a produção do colágeno.”

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u650815.shtml

Acho que beleza é fundamental, cada um da sua maneira…  mas será que vale tudo para atingir um padrão? Toda mulher é bonita, o que nós precisamos é nos conhecer melhor para saber nossos pontos fortes, podendo assim, evoluir nossa beleza individual… sem padrões…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s