PERIGO! PROTETORES SOLARES QUE NÃO PROTEGEM!

Gente, li essa matéria e fiquei HIPER preocupada!!!

A associação Pró Teste testou 10 protetores solares, muito usados no Brasil, com FPS 30 e somente 2 (PASMEM) foram aprovados!!! O protetor da L’Oreal – Solar Expertise e o Cenoura & Bronze foram os aprovados.

https://i0.wp.com/www.sacks.com.br/filesupload/%7B7DABE1EB-AE78-44FC-9E8F-53C280FA5BBB%7D_protetor-solar-30-colageno-225.jpghttps://i0.wp.com/conteudo.efacil.com.br/p/01/400/0103124_01.jpg

As marcas Avon, La Roche-Posay, Nívea, Banana Boat e Sundown foram REPROVADAS! O FPS dos produtos foi medido antes e depois da exposição a uma temperatura de 40º.

De acordo com o site, alguns protetores, como o da Nívea, perderam 50% do FPS!!! Após 1 hora(gente UMA HORA) de uso, eles caíram para FPS 15!!!! O site afirma que o segundo pior foi o da La Roche-Posay que manteve apenas 62% da proteção indicada no rótulo. Mas eles afirmam que essa pesquisa não implica que os produtos não oferecem proteção aos raios UVB, mas sim, que tem pouca resistência à luz e ao calor.

Outra coisa absurda que eles acharam nos testes é que o protetor Coppertone FPS 30 não é realmente FPS 30 mas sim FPS 25!!!

Em relação à resistência à água, o protetor da Natura, após 30 minutos na água, teve o fator de proteção reduzido para 30% do FPS original. Já o Sundown caiu para 55%!

Outra coisa importante apontada pela pesquisa é que na maioria dos produtos constava a presença de substancias bloqueadoras dos raios UVA, porém somente 3 realmente mostraram grau de proteção (Cenoura & Bronze, L”Oréal Solar Expertise e Natura Fotoequilibrio).

http://salinhadeespera.files.wordpress.com/2009/07/naturafotoequilibrioemulsaoprotetorahidratantefaciallivredeoleofps30ultra50ml.jpg

Não acaba por ai… a maioria dos protetores tem em sua formula um componente proibido na maioria dos países do mundo por apresentar estrogenicidade (substâncias químicas que podem interferir no sistema hormonal), entrar na circulação sanguínea e ser potencialmente cancerígeno, o chamado Benzophenone-3. Os produtos que não contem esse componente em sua fórmula são: L’Oréal Solar Expertise, o Cenoura & Bronze e o Hélioblock da La Roche-Posay. A associação quer que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proíba o uso desta substancia no Brasil.

O teste envolveu análise de rotulagem, composição, irritabilidade, hidratação, proteção, resistência a exposição solar, e teste em uso.

A Pró Teste, também quer que a Anvisa exija um fator de proteção UVA de no mínimo 1/3 do FPS do produto, assim como ocorre na Europa, e que esta informação conste no rótulo. Também exigem que seja obrigatório que a empresa faça testes de fotoestabilidade para verificar se eles são estáveis nas condições reais de uso, durante a exposição solar.

O que é FPS, UVB e UVA?

Fator de Proteção Solar (FPS) – Mede a proteção contra os raios UVB.

Radiação UVB – São os responsáveis pela queimadura solar. São mais fortes entre 10 horas e 16 horas e são os principais responsáveis por câncer de pele, queimaduras e vermelhidão.

Radiação UVA – Têm incidência constante durante o dia todo, todo o ano, atingindo a pele praticamente da mesma forma durante o inverno ou o verão. Penetra profundamente na pele, sendo a principal responsável pelo fotoenvelhecimento. Também predispõe a pele ao surgimento do câncer. Está presente nas câmaras de bronzeamento artificial, porém, em doses mais altas do que na radiação proveniente do sol.

Importante saber:

“Apenas os raios UVB causam as queimaduras solares, portanto, o fato de você não ter ficado vermelho, não significa que sua pele não sofreu a ação danosa da radiação UV, porque o UVA não causa queimaduras mas danifica a pele. Aquele sol de inverno que pareceu não causar problemas porque você não se queimou nada, na verdade também está prejudicando sua pele favorecendo, principalmente, o seu envelhecimento, da mesma forma que as câmaras de bronzeamento artificial.” (dermatologia.net)

Essa notícia tem que ser divulgada com ênfase, pois nós estamos pagando (e caro) por produtos que acreditamos nos proteger e na realidade não cumprem tudo aquilo que prometem. Temos que exigir resposta a esse teste, bem como cobrar atitude da ANVISA!

Um pensamento sobre “PERIGO! PROTETORES SOLARES QUE NÃO PROTEGEM!

  1. Nossa fiquei impressionado com essas pesquisas; Não sabia muito sobre protetores solares, nunca tinha usado, mas me conscientizei e resolvi procurar na “net” alguns protetores, e do nada descubro essa ‘sacanagem’ …
    Muito obrigado pelas informações ^^

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s